quando eu digo que o historiador tem de entrar nessas tretas e explicar a escravidão pra quem endeusa bolsonaro, não estou brincando, não…
não vou repassar a matéria que o globo fez sobre o assunto depois do roda viva porque é muito ruim.
mas lá naquele texto o jornal “repercute” mal e mal, com historiadores como lilia schwarcz, a consideração de bolsonaro sobre o português “não ter pisado na África” pra traficar, uma vez que o próprio negro africano escravizou o negro africano.
sim, negros africanos escravizaram negros prisioneiros de guerra no continente e os entregaram aos portugueses por meio de escambo.
sim, o português pisou na África pra traficar e transportou os negros prisioneiros ao Brasil em navios negreiros.
sim, a riqueza da nação brasileira foi construída sobre as costas desses negros que trabalharam à força no país, por exemplo, em seus engenhos de cana de açúcar.
a abolição da escravidão foi assinada em 1888 e a proclamação da república, no ano seguinte.
os brasileiros brancos donos de terra e enriquecidos pelo trabalho negro seguiram a partir daí, enquanto os negros foram deixados à própria sorte, muitas vezes forçados a viver com seus antigos donos em troca de local onde dormir e comida que comer.
o Brasil deve ou não uma compensação a esses descendentes de escravizados que têm de correr atrás de um grande prejuízo histórico e até hoje sofrem com o tratamento injusto e racista nos ambientes sociais?
esta é a discussão, a oportunidade de discutir.
quero é ver se fazem um Globo Repórter desenhando tudo isto tintim por tintim pro brasileiro bolsonarista.
façam!
nos comentários ao texto do Globo no site aparece a turma de sempre, negros inclusive, a dizer que não foram os brasileiros a escravizar, mas os africanos e portugueses, e que não temos dívida nenhuma como nação a pagar com os negros, uma vez que simplesmente, no entender deles, nós brasileiros não a contraímos.
o bolsonaro é um fdp calculista e torpemente assessorado pra dizer uma barbaridade dessas e continuar subindo nas pesquisas.