à espera de um globo repórter

quando eu digo que o historiador tem de entrar nessas tretas e explicar a escravidão pra quem endeusa bolsonaro, não estou brincando, não…

não vou repassar a matéria que o globo fez sobre o assunto depois do roda viva porque é muito ruim.

mas lá naquele texto o jornal “repercute” mal e mal, com historiadores como lilia schwarcz, a consideração de bolsonaro sobre o português “não ter pisado na África” pra traficar, uma vez que o próprio negro africano escravizou o negro africano.

sim, negros africanos escravizaram negros prisioneiros de guerra no continente e os entregaram aos portugueses por meio de escambo.

sim, o português pisou na África pra traficar e transportou os negros prisioneiros ao Brasil em navios negreiros.

sim, a riqueza da nação brasileira foi construída sobre as costas desses negros que trabalharam à força no país, por exemplo, em seus engenhos de cana de açúcar.

a abolição da escravidão foi assinada em 1888 e a proclamação da república, no ano seguinte.

os brasileiros brancos donos de terra e enriquecidos pelo trabalho negro seguiram a partir daí, enquanto os negros foram deixados à própria sorte, muitas vezes forçados a viver com seus antigos donos em troca de local onde dormir e comida que comer.

o Brasil deve ou não uma compensação a esses descendentes de escravizados que têm de correr atrás de um grande prejuízo histórico e até hoje sofrem com o tratamento injusto e racista nos ambientes sociais?

esta é a discussão, a oportunidade de discutir.

quero é ver se fazem um Globo Repórter desenhando tudo isto tintim por tintim pro brasileiro bolsonarista.

façam!

nos comentários ao texto do Globo no site aparece a turma de sempre, negros inclusive, a dizer que não foram os brasileiros a escravizar, mas os africanos e portugueses, e que não temos dívida nenhuma como nação a pagar com os negros, uma vez que simplesmente, no entender deles, nós brasileiros não a contraímos.

o bolsonaro é um fdp calculista e torpemente assessorado pra dizer uma barbaridade dessas e continuar subindo nas pesquisas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s